A Secretaria Municipal de Educação de Várzea Alegre se posicionou nesta manhã de terça-feira, 14 de fevereiro, por meio de nota pública, quanto à denúncias feitas por um vereador da oposição nas redes sociais e na imprensa regional com relação à merenda escolar servida aos alunos da Escola Maria Dolores Menezes de Carvalho (CERU), no distrito de Canindezinho.
Conforme os vídeos da denúncia, nessa escola, a merenda servida aos alunos é pipoca.
Sem antes consultar a secretaria de Educação e o setor da merenda, o vereador fez críticas sem conhecimento que o item "pipoca consta no cardápio da merenda escolar desde 2020", que esse cardápio é montando por uma equipe de nutricionistas. A pipoca é servida em um dia da semana, não sendo a alimentação principal, haja vista, os alunos se alimentarem pela manhã, receber o almoço e a merenda da tarde.
Angela Bernardino - Secretária Municipal de Educação, afirmou que o item também consta na lista de produtos adquiridos pelo PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, que está diretamente ligado à compra de produtos da agricultura familiar.
Já a nutricionista, Ana Raquel, destacou o potencial nutritivo da pipoca, validando a colaboração para a boa alimentação dos alunos. Ela ainda afirma que o cardápio segue diretrizes do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Ao dá foco apenas ao item pipoca, o vereador denunciante, esqueceu de consultar o cardápio da merenda - elaborado para atender as demandas nutricionais dos alunos, o que denota a intenção de fazer apenas denuncismo para macular a gestão municipal, o que se pode afirmar ainda, com base no fato dele não ter consultado o Conselho da Merenda Escolar.
Melhorias
O compromisso do Governo Municipal, liderado pelo prefeito Zé Helder e pelo vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, é com a educação forte e de resultados e isso passa pela qualidade da merenda escolar.
A gestão tem feito constantes investimentos nas escolas com reformas, compra de mobiliários, melhoramento de acessos, investimentos em quadras esportivas, e agora, com a implantação do sistema de Ensino em Tempo Integral, essa educação será ainda mais fortalecida.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação